segunda-feira, 26 de março de 2018

A BE EM MARÇO


Ao longo do mês de março os diversos projetos em que a BE se encontra envolvida, tiveram uma grande adesão quer por parte das turmas do 1º ciclo quer das turmas do pré-escolar.

Com o despertar da Natureza e a chegada da primavera a frequência das atividades promovidas em horário letivo e extra letivo floresceu despertando a curiosidade, o interesse e o empenho no desenvolvimento das mesmas, com resultados muito significativos a nível das aprendizagens realizadas.

LER NA BE

Pré-escolar

Sala 1 – “Conversas de capoeira e muita brincadeira”- Monólogo no armário dos sapatos de Palmira Martins

As atividades realizadas no âmbito desta história foram muito atrativas pois proporcionaram aos mais pequenotes a descoberta de vários tipos de calçado, de rimas e a experimentação do apertar dos atacadores dos “sapatos de faz de conta”.

 

Sala 2- A Que Sabe a Lua de Michael Grejniec

A pequenada viu, ouviu e descobriu que a Lua tem o sabor que cada um lhe queira atribuir…
  

Sala 3- Eu e o meu papá de Alison Ritchie

 Os afetos entre pai e filho foram visíveis nas atitudes de exemplo de vida transmitidos. Na sequência da história as crianças receberam um urso com laçarote para oferecerem ao pai e em troca o pai lhes ensinar a fazer o laço.
 

1.º ciclo

 C1 e C2 – História do Pedrito Coelho de Beatrix Potter 

 

C3 - O Elefante Cor-de-rosa de Luísa Dacosta

   

C5- Esta turma fez uma atividade muito interessante “ Misturando histórias” 

Duas encarregadas de educação desta turma fizeram a adaptação das obras “Trinta por Uma Linha" e "As fadas Verdes" para um texto dramático que os alunos da mesma apresentaram a colegas e encarregados de educação.

   

LEITURAS +

No espaço da BE os alunos mais velhos empenharam-se em ler para os mais pequenos, histórias, lengalengas, poemas…

 

BE DIGITAL

Os temas curriculares desenvolvidos ao longo deste mês foram mote para a realização de pesquisas diversas e do uso de várias ferramentas digitais tanto a nível da escrita, como da formatação, da transferência e do envio através do email. Foram também elaborados PowerPoint.
 
 
 

As Plantas Aromáticas
        Existem várias espécies de plantas na Natureza entre as quais, plantas aromáticas e ornamentais.
         A Pimenta-Malagueta, a hortelã-pimenta, a erva-cidreira, o tomilho, a alfazema, o azevinho e o rosmaninho são alguns exemplos de plantas utilizadas no nosso dia-a-dia quer na cozinha ou na decoração dos nossos canteiros e jardins.
         A Pimenta-Malagueta também conhecida por Capsicum-Frutescens é utilizada para fins medicinais. Ela é usada na preparação de pomadas, compressas quentes e emplastros para tratar de doenças tais como: o cancro, a coceira, a azia, a artrose, e muitas mais. O pimenta-malagueta também é consumida para queimar as calorias, ajudando no emagrecimento. A mesma depois de passar, por um processo de amadurecimento fica vermelha.
            A Hortelã-Pimenta também é utilizada na preparação de chá e infusões. O seu nome científico é Mentha piperita. Esta planta medicinal e erva aromática tem folhas de forma oval e dentadas, de cor esverdeada. Ela possui propriedades terapêuticas para o tratamento de algumas doenças tais como: gastrite, urticária, gases, inflamações, dores de cabeça, tosse…
            A Erva-Cidreira é outra espécie de planta da família da hortelã. O seu nome científico é Melissa officinalis.
A folha da mesma faz lembrar uma lança e a sua margem é dentada. A sua cor é verde e o seu sabor e aroma é frutado. É uma planta muito utilizada na medicina tradicional e é uma erva aromática.
           É calmante e ajuda a conciliar o sono.
           Estas espécies de plantas aromáticas são um bem precioso para o Homem porque ajudam a prevenir e a corar certas doenças.
                                          
                                                                              Texto Coletivo              Turma C7- 4ºano

UM OLHAR DE LER E SABER

Imagens selecionadas foram apresentadas aos alunos dos dois níveis de ensino e sobre elas foram tecidas considerações que levaram à seleção das fotos a utilizar e respetivas legendas para a apresentação na exposição “De uma varanda para o Mundo do Cinema”.

Sem comentários:

Enviar um comentário